Pousada Nossa Senhora Aparecida - Águas de São Pedro - SP - (19) 3482-1280

Home A Pousada Nossa História Fotos Tarifário Contato
Nossa História


Nossa História -
Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História - Nossa História -

Ampliar Imagem

Ronan e Julieta, mineiros, da cidade de Alterosa, pai de oito filhos e residentes em São Paulo, mudaram o destino de suas vidas e de muitos familiares. D. Julieta, como é carinhosamente chamada, sofria dores causadas por forte reumatismo. Mal conseguia pentear o cabelo ou abotoar sua camisa. Passando por um médico em São Paulo, foi aconselhada a fazer um tratamento de banhos de imersão com a água sulfurosa em Águas de São Pedro. Assim, em 1972 o Sr. Ronan trouxe para Águas de São Pedro sua esposa para esta tentativa de melhora. O resultado do tratamento foi muito satisfatório e assim o Sr. Ronan e a Dona Julieta resolveram permanecer na Estância.

 

Encontraram a pensão inativa. Alugaram-na e permaneceram inquilinos por cinco anos, quando, depois de muito trabalho, puderam adquiri-la. A melhora de D. Julieta foi tanta que ela cozinhava para seus hóspedes.

Oito anos mais tarde puderam comprar o terreno ao lado, podendo assim ampliar a estrutura existente. Dos cinco quartos e três banheiros, todos transformados em apartamentos, chegam hoje num total de 28 apartamentos, todos com banheiros privativos, tv de led com SKY livre, telefone, frigobar, ventilador ou ar condicionado, a maioria com cama box, num total de 1.000 metros de construção em 2.000 de terreno.

 

O carro chefe da pensão era a refeição. O casal, filhos de Minas Gerais, prevalecia pela qualidade de seus produtos e do tempero tipicamente caseiro. A comida era servida em panela de pedra sabão. Seu restaurante, além dos hóspedes, recebia uma grande quantidade de clientes, denominado pelo ramo de "passantes". No café da manhã não podia faltar o bolinho de chuva da D. Julieta.

 

Administraram a pensão até 1997, quando o prédio foi alugado para a Sra Janet Marques Dias da Silva, que informatizou a recepção, instalou uma central de telefone para atender os apartamentos e construiu uma bela piscina. Por cerca de dois anos manteve o funcionamento do restaurante, passando depois a servir somente o café da manhã. Assim, trocou o nome de pensão para "Pousada Nossa Senhora Aparecida". Inicio de 2001 o Sr. Ronan e a Dona Julieta reassumem a Pousada. Dão um toque especial no café da manhã com frutas, frios, coalhada, gelatina, pão caseiro, pão de queijo, etc. etc. etc.

 

A necessidade das refeições é suprida pelo restaurante do filho do casal (www.restaurantedolago.com.br), Julio, que concede um desconto especial para quem é hóspede da Pousada.

 

Em janeiro de 2013 o Sr. Ronan, com seus 87 anos, viúvo e pleno de saúde, encerra sua atividade na pousada passando para o filho caçula de seus oito filhos, Julio Cesar, que com sua esposa Eliana, já dão um toque da velha Minas Gerais na recepção e nos aptos, como é o tema do Restaurante do Lago. Aprimoraram ainda mais o café da manhã, mantendo o tradicional bolinho de chuva, pão de queijo e os pães e bolos caseiros.

 

 

Para resgatar ainda mais a origem mineira, Julio trouxe um mineiro que construiu um fogão a lenha caipira. Atualmente aos finais de semana e feriados o café da manhã é incrementado por este fogão, onde é feito o bolinho de chuva, ovos mexidos, pão de queijo e uma linguicinha de pernil que é uma delícia.  E assim, com as bênçãos de Deus, a família Ronan continua há décadas, continua a desenvolver seu trabalho em Águas de São Pedro.

 
 
Rua Raul Ribeiro da Costa, 26
Centro - Águas de São Pedro - SP
Fone (19) 3482-1280
contato@pousadanossa.com.br